Espanha, também conhecido como Reino de Espanha (Reino de España) ou Reino da Espanha, é um país situado na Europa meridional, na Península Ibérica. Seu território principal é delimitado a sul e a leste pelo mar Mediterrâneo, com exceção a uma pequena fronteira com o território britânico ultramarino de Gibraltar; ao norte pela França, Andorra e pelo golfo da Biscaia e ao noroeste e oeste pelo oceano Atlântico e por Portugal. A Espanha tem um clima variado ao longo do seu território. Predomina o tipo mediterrânico em quase toda a sua geografia. As costas mediterrânicas do sul e o vale do Rio Guadalquivir têm um clima denominado mediterrânico costeiro: temperaturas e precipitações suaves quase todo o ano, exceto no verão. Segundo Al Gore, a Espanha é o país europeu mais vulnerável ao efeito estufa. A economia mista capitalista da Espanha é a décima segunda maior economia do mundo em PIB (PPC), a nona maior por PIB nominal e a quinta maior na União Europeia, bem como a quarta maior da Zona Euro. O país é também o terceiro maior investidor do mundo. De 1869 a 2002, a moeda da Espanha foi a peseta. O país é um dos membros fundadores do euro, que entrou em circulação em 2002. As moedas de euro espanholas designadas para circulação mostram a efígie do Rei Juan Carlos. Em 2008/2009, o arrocho do crédito e a recessão mundial manifestaram-se na Espanha através de uma enorme recessão no setor imobiliário. Contudo, os bancos da Espanha e os serviços financeiros evitaram os problemas mais graves dos seus congéneres nos Estados Unidos e no Reino Unido, devido principalmente a um regime financeiro conservador e regulamentado rigorosamente respeitado. Na verdade, o maior banco da Espanha, o Banco Santander, participou da ajuda do governo do Reino Unido ao setor bancário britânico.

Para cultura, turismo, futebol, literatura e artes, tudo são muito famoso. O futebol, seleção Esponhola é uma das confederações fundadoras da FIFA e um dos países com mais participações em Copas do Mundo. Foi chamado “La Roja (A Vermelha)”, porque a sua camisolas da Espanha sempre uso cor em vermelho que é sorte. O turismo, a indústria turística espanhola cresceu e se tornou a segunda maior do mundo. Hoje, o clima da Espanha, a história e os monumentos culturais e sua posição geográfica, juntamente com as suas instalações, fazem do turismo uma das principais indústrias nacionais da Espanha e uma grande fonte de emprego estável e de desenvolvimento. A literatura, a herança mourisca na Espanha, especialmente na Andaluzia, é ainda hoje evidente em cidades como Córdova, Sevilha e Granada. Influências europeias incluem Itália, Alemanha e França, especialmente durante os períodos barroco e neoclássico. A música espanhola também é famosa, No campo da música clássica, a Espanha produziu uma série de compositores notáveis como Isaac Albéniz, Manuel de Falla e Enrique Granados e cantores e artistas como Plácido Domingo, José Carreras, Montserrat Caballé, Alicia de Larrocha, Alfredo Kraus, Pablo Casals, Ricardo Viñes, José Iturbi, Pablo de Sarasate, Jordi Savall e Teresa Berganza. Na Espanha, existem mais de 40 orquestras profissionais, incluindo o Orquestra Sinfônica de Barcelona e Nacional da Catalunha, Orquestra Nacional de Espanha e a Orquestra Sinfônica de Madrid. As casas de ópera mais importantes incluem o Teatro Real, o Gran Teatre del Liceu, o Teatro Arriaga, o Palácio Euskalduna e o Palácio das Artes Rainha Sofia.

Palácio das Artes Rainha Sofia

Teatro Arriaga

Palácio Euskalduna

O mais popular instrumento musical tradicional, a guitarra, tem origem na Espanha.Típicos do norte são os gaiteros,principalmente nas Astúrias e Galiza.

(Resumo na Wikipedia)